Iniciou sua vida com um simples mecânico chegando a
ocupar o cargo de engenheiro chefe de uma fábrica, porem o seu maior feito foi
ter constituído a Ford Motor Company cujo um dos maiores sucesso foi o Ford
Modelo T, que no Brasil ficou conhecido como Ford de Bigode, foi o produto que
popularizou o automóvel e revolucionou a indústria automobilística, foi
produzido por 19 anos entre os anos de 1908 e 1927 era um veículo um veículo
confiável, robusto, seguro e principalmente barato qualquer um era capaz de
dirigi-lo ou consertá-lo.
Em 1913 a
fábrica já produzia 800 carros por dia, com a implantação da linha de montagem
Henry Ford criou um sistema de esteira, que movimentava o carro de forma que
cada operário executasse a sua operação, isto aumentou em muito a produtividade,
um carro ficava pronto a cada 98 minutos, a produção em série, revolucionou a
indústria automobilística. Em 1926 já tinha 88 usinas e produzia 2.000.000 de
carros por ano.
Outras
contribuições:
·
Criou a assistência técnica de grande alcance;
·
Repartiu em 1914, parte do controle acionário da empresa com os
funcionários;
·
Estabeleceu jornada de 8 horas e salário mínimo de U$5,00/dia;
·
Utilizou um sistema de concentração horizontal e vertical onde produzia
desde a matéria prima inicial ao produto acabado criando até a distribuição
através de agencias própria.
Henry Ford é visto como um dos responsáveis pelo grande salto
qualitativo no desenvolvimento organizacional atual.
Ford
também adotou três princípios básicos na sua carreira de homem de negócios:
·
Princípio de intensificação: diminuição do tempo de produção e rápida
colocação do produto no mercado.
·
Princípio de economicidade: reduzir ao mínimo o volume do estoque da
matéria prima em transformação para assim recuperar rapidamente custos com
matérias primas e salários por exemplo.
·
Princípio da produtividade: aumentar a capacidade de produção do homem
no mesmo período (produtividade) por meio da especialização
A partir da década de 1970, a doutrina de Ford passou por uma
revisão, o chamado pós-fordismo, as características desse novo modelo foi à
adoção da flexibilização das relações de trabalho as de consumo, as empresas
partiram para a conquista de mercados externos buscando outros continentes e
desenvolveu-se o conceito de "just in time", que determina que as
empresas devem produzir de forma rápida, eficiente, enxuta e somente para
atender demandas, sem a manutenção de grandes estoques permitindo assim que as
empresas se adaptem melhor e com menos custos a novas tendências do mercado,
para alguns autores o toyotismo, é considerado um dos expoentes do
pós-fordismo.
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