quarta-feira, 31 de dezembro de 2014
CONTRIBUIÇÃO DE MAX WEBER
TEORIA: Teoria da Burocracia (Weber – 1909)
ENFASE: Na estrutura
CARACTERISTICAS: Corrente baseada nos trabalhos de Max Weber; descreve as
características do modelo burocrático de organização.
ENFOQUE: organização formal burocrática, racionalidade organizacional
Na teoria burocrática idealizada por Max Weber ao redor dos anos de 1940 a principal característica era organização das empresas em normas e regulamentos escritos e preestabelecidos para seu funcionamento. É como se cada empresa tivesse sua própria legislação para operacionalizar suas funções.
Kurcgant (1991p. 08) descreve:
A proposta burocrática visa à eficiência organizacional como objetivo básico, e para tanto detalha pormenorizadamente como as coisas deverão ser feitas, ou seja, prevê em detalhes o funcionamento organizacional. Desse modo, mantém um caráter racional e uma sistemática divisão de trabalho. Caracteriza-se ainda pela impessoalidade nas relações humanas, considerando os indivíduos apenas em função dos cargos e funções que exercem na organização. [...]
Na organização do serviço de enfermagem nas instituições hospitalares ou mesmo nos postos de saúde, há a regulamentação dos procedimentos de enfermagem por meio da descrição de normas e rotinas como forma de programar um serviço de melhor qualidade.
Para tanto, é necessário sempre repensar que tais manuais de normas e rotinas devem ser adaptados a realidade de cada local e principalmente de cada equipe, seguindo a legislação dos órgãos competentes e não excluindo a inter-relação com o fator humano tanto do trabalhador como do próprio paciente que recebe o cuidado, lembrando que na saúde trabalha-se com um produto subjetivo e como tal, sujeito a modificações.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário